Ervas para saúde

As ervas possuem uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde no geral. Seu uso correto pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e mente.

Além disso, tradicionalmente usadas para curar males, as ervas têm seus benefícios conhecidos há muito tempo.

Entre as principais ervas, destacamos o agrião, tribulus terrestris, guaraná e sálvia.

Conheça agora cada uma das ervas citadas:

Agrião

O agrião é uma erva com sabor picante e pode ser cultivada em casa para utilizar em saladas, sucos, patês e chás.

O seu nome científico é Nasturtium officinale e ele pode ser facilmente encontrado em feiras livres e mercados. De cor verde escura e flores brancas, o agrião é um vegetal bem antigo, cultivado em diversos países do mundo.

E por ser uma verdura extremamente rica em substâncias benéficas, passou a ser recomendado e indicado pela ciência nutricional para completar uma alimentação equilibrada.

Entre seus benefícios é a redução da pressão arterial. Isso acontece porque a erva contém bons níveis de potássio, cálcio e magnésio. Seu consumo é associado à redução da pressão arterial, prevenindo o risco das doenças cardiovasculares e mantendo o coração saudável.

Outro ótimo benefício do agrião é auxiliar no emagrecimento. Isso porque a erva possui muitos nutrientes e poucas calorias. Com tudo isso faz a erva proporcionar mais saciedade fazendo com que comamos menos, sem diminuir a quantidade de nutrientes ingeridas.

O agrião também pode ser um ótimo aliado contra o câncer devido a erva ser rica em antioxidantes e micronutrientes que ajudam no combate as células cancerígenas.

Tribulus Terrestris

Tribulus Terrestris é uma erva daninha encontrada em diversas partes do mundo, principalmente no Mediterrâneo.

Ela vem sendo muito falada devido seus grandes benefícios a saúde. Entre esses benefícios é ser um estimulante sexual e uma ótima opção de medicamento para impotência já que seu consumo estimula a substância óxido nítrico que por sua vez tem um efeito vasodilatador, fazendo chegar mais sangue para o pênis.

Além disso, estudos indicam que o tribulus terrestris melhora a criação de espermatozoides nos homens e a ovulação da mulher, podendo ser um aliado da fertilidade.

Tribulus Terrestris é um forte aliado da mulher devido seu consumo pode reduzir os sintomas da menopausa. Além disso, a erva possui uma ação analgésica e pode auxiliar no alívio de dores, inclusive aquelas incômodas dores de cólicas menstruais.

A erva também pode ser um aliado do coração já que seu consumo pode reduzir a pressão arterial. Isso é possível porque a erva inibe a enzima conversora de angiotensina que quando produzida em grandes quantidades leva ao aumento da pressão arterial.

Guaraná

GuaranáO guaraná é muito conhecido por sua alta concentração de cafeína, o que potencializa e revigora a energia do corpo.

Com a casca vermelha, polpa branca e sementes parecidas com os olhos humanos, a fruta é normalmente encontrada em bebidas energéticas e, também, como xarope, extrato, pílula, cápsula e suplemento.

Entre seus principais benefícios é melhorar o desempenho nos exercícios devido seus efeitos energizantes. A erva estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

A erva também pode ser um ótimo afrodisíacos natural devidos suas propriedades. A presença de cafeína nesta fruta aumenta a libido. Assim, o uso regular pode ajudar uma pessoa levar uma vida sexual feliz.

Além disso, o guaraná também tem propriedades analgésicas e neurastênicas que são excelente propriedades para o tratamento de enxaquecas e dores de cabeça, ajudando-a no alívio da dor rápida.

Sálvia

Muito pouco conhecida, a sálvia é uma erva de origem mediterrânea. Alguns estudos já comprovaram sua ação anti-inflamatória e antioxidante, ambas muito convenientes para o equilíbrio no funcionamento de todo organismo.

Rica em antioxidante, a sálvia pode reverter os sinais de envelhecimento, tais como rugas, linhas finas e manchas da idade. Esses antioxidantes fornecem proteção contra os radicais livres que danificam as células da pele, causando o envelhecimento prematuro da pele.

Suas propriedades antibacterianas evitam a ocorrência de infecções cutâneas. Ela também possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que ajudam na cura da acne, além de aliviar os sintomas de eczema e psoríase.

A sálvia é apontada como funcional para o controle e redução dos sintomas causados no período de menopausa. Em alguns estudos foi comprovado que a sálvia pode reduzir a sudorese em até 50%.

Para quem busca uma memória melhor, a sálvia também pode ser excelente. Aqueles que desejam melhorar o rendimento nos estudos também podem contar com a contribuição da erva, já que ela oferece apoio para melhor atenção e desempenho mental.

Compartilhe essa ideia: